7 de outubro de 2017

Especial Janis Joplin


Biografia:

Janis Lyn Joplin nasceu na cidade de Port Arthur, no Texas, nos Estados Unidos em 19 de janeiro de 1943, foi uma cantora e compositora. Considerada a "Rainha do Rock and Roll","a maior cantora de rock dos anos 1960 e "a maior cantora de blues e soul da sua geração",ela alcançou proeminência no fim dos anos 1960 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie. A revista Rolling Stone a considerou entre os 100 maiores artistas de todos os tempos.

Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues, como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, Big Mama Thornton, Odetta, Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez, de sua voz, a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dos anos 1960.

Janis lançou apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), que foi o último álbum com participação direta da cantora.



Morte:


No dia 3 de outubro de 1970, Janis visitou o estúdio Sunset Sound Recorders, em Los Angeles, na Califórnia, para ouvir o instrumental da canção de Nick Gravenite, Buried Alive in the Blues. A gravação dos vocais de Janis estava agendada para o dia seguinte. À noite, ela foi para o hotel. No dia das gravações (4 de outubro), ela não apareceu no estúdio. Então, John Cooke (empresário da banda) foi até o hotel, onde a encontrou morta, vítima de overdose de heroína possivelmente combinada com efeitos do álcool.

Sua morte ocorreu quando tinha apenas 27 anos. Foi cremada no Westwood Village Memorial Park Cemetery, em Westwood, na Califórnia. Durante a cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.




Curiosidades:


  • O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler, baseou-se em sua vida. Foi homenageada através do musical Love, Janis, originado de um livro de mesmo nome, escrito por sua irmã, Laura.








  • Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Ela foi acompanhada em férias por sua amiga Linda Gravenites, que havia projetado figurinos da cantora de 1967 a 1969. Joplin foi cortejada por um companheiro turista americano chamado David (George) Niehaus, que estava viajando ao redor do mundo. Niehaus e Joplin foram fotografadas pela imprensa no Carnaval do Rio de Janeiro.


  • Em apenas 5 minutos, o famoso Porsche psicodélico da cantora Janis Joplin foi vendido por US$ 1,76 milhão, em Nova York, em leilão realizado em dezembro de 2015, superando todas as expectativas da RM Sotheby’s. Com seu valor estimado em US$ 600 mil, o carro de 1964, modelo 356C 1600, pertencia à família Joplin e sua pintura exótica foi feita a pedido da cantora, que não gostou da cor branca 



Veja o vídeo Especial com TOP 5 musicas da Cantora. 





Obrigado por ler o blog Music= Life, deixe seu feedback  para melhorar cada vez mais e aumentar o conteúdo, abraço a todos, até.


fonte: Wikipédia