Syd Field, "guru de roteiristas", como era conhecido, morreu aos 77 anos, neste domingo (17), em sua casa em Beverly Hills, na Califórnia, EUA. As informações são do site da revista "The Hollywood Reporter".
O professor e roteirista faleceu de anemia hemolítica e deixou mulher e uma filha. O comunicado de sua morte foi divulgado pelo Raindance Film Festival, evento que aconteceria na última semana, em Londres, com a presença de Field, mas cancelou por problemas de saúde.
Conhecido como o maior "expert" em roteiros do mundo, ele é o criador do modelo de scripts mais utilizado pela indústria de cinema norte-americana. A estrutura em três atos e o "plot point" (ponto de virada) são ambos invenções de Field, explicadas no livro "Roteiro: Os fundamentos do roteirismo", de 1979. Seu best-seller "Manual de roteiro" virou uma bíblia em escolas de cinema e TV do mundo inteiro.
Syd Field também atuou como consultor para os maiores estúdios de Hollywood, como 20th Century Fox, Disney, Universal e Tri-Star Pictures. Seu trabalho já foi citado por nomes como Judd Apatow, Tina Fey, Frank Darabont, e outros, como influência em sua escrita.
fonte:PortalG1
Nenhum comentário:
Postar um comentário